MENU

SESI/SE promoveu ações de combate à violência nas escolas

Durante as últimas semanas, o SESI Sergipe promoveu oficinas, palestras e atividades lúdicas em todas as escolas do serviço, a fim de entender a escola como um lugar seguro e de respeito, com instruções de como evitar fake news, que instauram o sentimento de insegurança; e de como encarar nossas atitudes com responsabilidade e empatia, sabendo diferenciar brincadeiras de atos criminosos/violentos. 

SESI - AÇÃO na escola 4.jpeg
 

Em Estância, no SESI - Escola de Ensino Fundamental Nossa Sra. Guadalupe, o dia 20 de abril contou com a palestra “Minha escola é lugar de amor, respeito, empatia e paz”, para os alunos do 5º ao 8° ano, sob comando da Sargento Márcia do Espírito Santo – do Batalhão da Polícia Militar de Estância. De acordo com a sargento, “estatisticamente, a escola é o lugar mais seguro. O que não é seguro para a criança/adolescente é estar na rua. Porém, existem práticas que podem ser feitas dentro da escola para evitar a violência chegue nesse espaço”.

Um dos debates da palestra foi a disseminação de notícias falsas na internet, um desserviço que causa pânico nos alunos, pais e sociedade em geral. A diretora do SESI Guadalupe, Giovanna Alves, comentou que qualquer informação sobre a escola deve ser checada tanto com a direção da escola quanto com os canais oficiais do SESI, e não se deve compartilhar notícias sem verificar a sua procedência. A falha na comunicação pode gerar consequências negativas, então os canais oficiais são as fontes mais seguras.

PAZ NA ESCOLA

A proposta pedagógica da Rede SESI zela pela formação Ética de valores morais, no processo de ensino e aprendizagem. A instituição desenvolve projetos com o objetivo de fomentar a cultura da paz, no ambiente escolar e a preparação do indivíduo para a vida em sociedade.

Dentre as ações em desenvolvimento, neste bimestre estão o Projeto de Mediação de Conflitos — comunicação não violenta; Programa de Prevenção ao Bullying e Cyberbullying; além da implantação da plataforma socioemocional Lekto, que subsidia o trabalho do professor quanto ao acompanhamento das atitudes de nossas crianças em formação, no Ensino Fundamental.

Todos os cuidados necessitam da parceria junto à família, como a ampliação do monitoramento à rotina dos filhos, principalmente no uso do celular, acesso à internet e, sobretudo, o acesso a redes sociais, jogos e/ou brincadeiras que incitem à violência.

SESI - AÇÃO na escola03.png
 
SESI - AÇÃO na escola02.png
 
SESI - AÇÃO na escola01.png

O SESI utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.