MENU

Programa Trabalho Seguro promove webinar “Programa Trabalho Seguro vai à Escola”

Webinar-trabalho-seguro-vai-à-escola-destaque_1.jpg

O Programa Trabalho Seguro do TRT da 20ª Região (TRT20) promoverá no dia 8 de outubro, às 8h, o webinar “Programa Trabalho Seguro vai à Escola”. O evento, idealizado pelo TRT da 20ª Região, pelo Serviço Social da Indústria em Sergipe (SESI/SE) e pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE), membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin 20), é organizado pela Escola Judicial do TRT 20 (EJUD20).

Segundo Acrizio José Campos de Souza, Superintendente do SESI/SE, participarão do Webinar 241 estudantes, distribuídos em turmas de 1° e 2° ano - Novo Ensino Médio - tecnologias; de 2° ano - Segurança do Trabalho e Administração e de 3° ano - Segurança do trabalho, Administração, Edificações, Eletrotécnica e Rede de Computadores.

O Webinar, que acontecerá de forma telepresencial, na plataforma do Zoom, com transmissão pelo YouTube, é voltado para magistrados e magistradas, servidores e servidoras do TRT20 e dos demais TRT’s e público em geral.

Lei Federal nº 12.645

A Lei Federal nº 12.645, de 16 de maio de 2012, instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, uma data totalmente dedicada ao tratamento dessa temática no ambiente escolar. Tal data foi instituída para promover a aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador. 

De acordo com a Cartilha do Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, o desafio de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores precisa ganhar novas dimensões e ser estendido a outros agentes, uma vez que as ações convencionais não estão conseguindo promover suficientemente a saúde e a segurança dos trabalhadores. O modelo de proteção ao trabalhador está baseado, sobretudo, em estudos, regulamentações, fiscalização, multas e indenizações, um conjunto de ações que não tem sido capaz de resolver o problema da alta incidência dos acidentes de trabalho.

Getrin20

Em Sergipe, o Getrin20, criado em abril/2013, é formado, atualmente, pelo TRT20, pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE/SE), pela Advocacia-Geral da União (AGU) - Procuradoria Federal em Sergipe, pelo Serviço Social da Indústria (SESI/SE), pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB/SE) e pela Secretaria da Saúde do Estado de Sergipe.

O Getrin20 tem como atribuições propor, planejar e acompanhar os programas e ações pactuados, voltados à prevenção de acidentes do trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, possibilitando que cada órgão atue no desenvolvimento das ações planejadas pelo Grupo, no decorrer do ano.

Programação do Webinar:

A abertura do Webinar contará com a presença do Desembargador do TRT da 20ª Região, Thenisson Santana Dória, Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro no âmbito do TRT20, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, Celuta Cruz Moraes Krauss, e do  Superintendente do Serviço Social da Indústria em Sergipe, Acrizio José Campos Souza.

A seguir, o Desembargador Thenisson Santana Dória fará palestra com o tema: “Importância da saúde e da segurança no trabalho em tempo de crise”.

Ascom/TRT20

O SESI utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.