MENU

Comunicado - Segurança nas escolas

Prezados Pais/responsáveis,

O SESI/SE vem através deste comunicado expressar que está acompanhando as problematizações repercutidas, nos últimos dias, que espalham um sentimento de insegurança, no ambiente escolar. Ciente do compromisso em oferecer educação integral, humana e crítica, a Rede Sesi de ensino vem reafirmar aos senhores que além de mantermos a atuação de rotinas com monitoramentos de entrada, permanência e saída da escola, estamos atentos e com escuta ativa aos nossos estudantes, procurando compreender as demandas advindas desse momento que geram incertezas constantes: a equipe de psicologia e pedagógica se somam aos processos de gestão para viabilizar um ambiente acolhedor e de segurança afetiva.

As unidades de ensino são espaços de convivência, aprendizado e desenvolvimento, todos devem ser tratados com respeito e dignidade, respaldado nas normativas do regimento escolar. Neste momento, as diretrizes dispostas nos documentos de direitos e deveres da comunidade escolar estão sendo alinhadas ao protocolo de segurança expedido pela SSP/SE e órgãos educacionais da esfera pública e privada, no dia 11.04, que se pauta “em um conjunto de ordenamento legal que norteia seus princípios na efetivação dos direitos humanos e na construção da cultura de paz e da não violência” (marco legal — pág 06 do protocolo).

Ressaltamos, inclusive, que a proposta pedagógica da Rede SESI zela pela formação Ética de valores morais, no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a instituição desenvolve projetos com o objetivo de fomentar a cultura da paz, no ambiente escolar e a preparação do indivíduo para a vida em sociedade. Dentre as ações em desenvolvimento, neste bimestre estão o Projeto de Mediação de Conflitos — comunicação não violenta; Programa de Prevenção ao Bullying e Cyberbullying; além da implantação da plataforma socioemocional Lekto, que subsidia o trabalho do professor quanto ao acompanhamento das atitudes de nossas crianças em formação, no Ensino Fundamental. Ainda nesse contexto preventivo, somos uma rede de ensino que, há alguns anos, tem parceria com a Polícia Militar, através da aplicação do Proerd.

Todos os cuidados aqui apresentados necessitam da parceria junto à família: pedimos que ampliem o monitoramento à rotina dos seus filhos, principalmente no uso do celular, acesso à internet e, sobretudo, o acesso a redes sociais, jogos e/ou brincadeiras que incitem à violência. No momento, há muitas fake news e instruções que promovem a vulnerabilidade dos jovens a ideologias extremistas.

Nesse esforço coletivo, reforçamos a importância da denúncia e do combate a todo tipo de violência. Em caso de mensagens suspeitas, disque 181 e denuncie de forma anônima. Compartilhamos o endereço disseminado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para recepção de informações e ameaças contra as escolas: www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura .

Seguimos confiantes e aplicando as instruções normativas vigentes. Contem conosco!


Atenciosamente,
Gestão Pedagógica
 

O SESI utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.