MENU

Saiba mais sobre o Brasão do SESI Sergipe

Institucional -

A CRIAÇÃO

Braso___2017.jpg

O Brasão foi produzido e lançado em 2007, como uma ação em alusão aos 60 anos do SESI Sergipe que ocorreria em 15 de maio de 2008. Idealizado pela superintendência da instituição e com a arte desenvolvida pela Área de Comunicação do SESI. 

SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS VISUAIS DO BRASÃO

As Cores

As cores utilizadas no Brasão são as mesmas que estão representadas na bandeira de Sergipe, em homenagem a esse pequeno grande Estado, como também por estar representando as aspirações da instituição.

 •          O verde


É uma cor primária e está diretamente ligada à representação da luta no mundo em prol da proteção do meio-ambiente. É o símbolo da esperança, da força, da longevidade, e também da virtude.

•          O amarelo

É o símbolo da agilidade. Representa a intensidade, a rapidez, a inteligência, a prosperidade, e a alegria.

•          O azul

É uma das três cores primárias e costuma estar associado à paz, à ordem, à harmonia.

•          O branco

É a junção de todas as cores. Definida como "a cor da luz", reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum. Representa as diferenças como processo de inclusão social, liberdade, igualdade e união fraterna de todos.

O Listel e as Estrelas

O Listel azul com a legenda em branco com o nome SESI, representam os laços que unem o SESI com as indústrias sergipanas, através das áreas de atuação (Educação, Saúde, Lazer e Responsabilidade Social). Cada estrela branca representa 10 anos da fundação do SESI, totalizando os 70 anos de vida em prol da indústria brasileira.

A Águia


É o Símbolo de poder, coragem e liberdade. Com as asas abertas representa os novos rumos que a instituição está implantando como forma de alçar novos vôos, vislumbrando novos horizontes.

Os Ícones

•          A Criança lendo

Representa a área de Educação através de um aluno, da rede SESI de Ensino, lendo um livro. Ressalta a importância da Educação para o desenvolvimento pleno do exercício da cidadania.

•          Coração com Trabalhadores no seu interior

Representa a área da Saúde, onde o símbolo do coração transmite um ar saudável, além de ter em seu interior a figura de 2 (dois) trabalhadores, um do sexo masculino e outro do sexo feminino, representando assim a família de trabalhadores saudáveis e felizes.

•          Homem com Fita

Representa a área de Lazer, onde repassa visualmente o ápice de uma vitória em uma competição de atletismo, o momento exato em que se quebra a fita. Transmite a idéia de diversão, competição, saúde e vitória, proporcionadas pela prática de uma atividade física, em de um estilo de vida mais saudável.

•          Pessoas de Mãos Dadas

Representa a área de Responsabilidade Social, onde demonstra através dos bonequinhos, a solidariedade, ou seja, estão de mãos dadas em busca de um único propósito, que é ajudar ao próximo, fazendo com que este tenha uma maior inclusão social.

•          Trabalhador da Indústria

Representa a missão do SESI, sendo o foco principal de suas ações.

•          Faixas azuis em forma de Setas

Traçam o caminho que as áreas de atuação percorrem, sempre apontadas em direção ao trabalhador.

•          Estrela de Oito Pontas

Formada pela junção, no vértice, das setas direcionadas para o centro do brasão onde está o trabalhador da indústria, o coração do SESI. O octograma ou estrela oito pontas, é um símbolo de abundância e regeneração.

O SESI utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.