MENU

Equipes sergipanas alcançam primeiras colocações nas regionais da FLL

Os que fazem o Serviço Social da Indústria de Sergipe (SESI/SE) têm muito a comemorar. A equipe sergipana MasterMind, da unidade SESI/CEFEM em Aracaju, participou em abril deste ano, da regional do Torneio de Robótica  FIRST LEGO League Challenge (FLL) no Rio Grande do Norte e alcançou o primeiro lugar geral na competição. A equipe Acrônicos, da unidade João Batista da Rocha (SESI/JBR Estância), participou da etapa regional do FLL na Bahia, e obteve o 3º lugar geral da competição.

As duas colocações garantiram as vagas das equipes no torneio Nacional da temporada que, pela primeira vez, em razão da pandemia, está sendo realizado pelo meio virtual, com transmissões ao vivo. As avaliações do nacional começaram no dia 29 de maio e as apresentações foram realizadas no dia 12 de junho. A premiação será transmitida no dia 26 de junho, no canal do YouTube “Sou Robótica”.

edit.jpg

O técnico da equipe MasterMind, e professor de matemática do Ensino Médio da rede SESI Sergipe, Rômulo Pereira Silva relata a satisfação de ver os alunos com resultados positivos. “A gente sai muito satisfeito porque a equipe MasterMind, apesar de três anos de formação, enfrentou muitos desafios na composição da equipe para essa temporada.”.

edit rob.jpg

 A equipe Acrônicos participa da etapa regional na Bahia desde 2018, tendo conquistado prêmios como: 2º lugar na categoria Inspiração (Core Values), na temporada Into Orbit (2018/2019), e o 1º lugar na categoria Programação (Design do Robô), na temporada City Shaper (2019/2020).

“Eles utilizaram da experiência adquirida nos anos anteriores como um dos pilares para preparação para essa temporada, analisando todos os resultados obtidos até então, buscando melhorias para atender o que as rubricas de cada categoria (Core Values, Projeto de Inovação e Design do Robô) exigiam.” Explica o professor Elton Daniel Oliveira do Nascimento, técnico da Equipe de Robótica Acrônicos do JBR.

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) é um programa internacional - voltado para crianças de 9 a 16 anos - criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO. A competição tem como objetivo fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.

Esta nova temporada do FLL (2020/2021) foi batizada de RePlay e tem como tema desafiar os estudantes a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. As quatro regionais que aconteceram na região Nordeste - PE, BA, NE e MA - contaram com a participação de 82 equipes e 480 estudantes, mas apenas 16 equipes, com 93 competidores, foram classificadas para o nacional.

Em reunião com o superintendente do SESI Sergipe, Acrízio Campos, para apresentar os resultados alcançados na competição os alunos expressaram como foi a experiência de participar do torneio e a emoção de conseguir os primeiros lugares em duas das quatro regionais que aconteceram na região Nordeste. “Na etapa da regional conseguimos conquistar o primeiro lugar do Champion’s Award, que é o geral. A gente ficou muito feliz no dia. Eu lembro que ligamos um para o outro e começamos a gritar. ”, relata o membro da equipe MasterMind, Arthur Reinaldo.

O aluno também expôs que o Torneio de Robótica não é apenas uma competição, mas uma oportunidade de estreitar laços de amizades entre os integrantes da equipe e de colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula, de forma leve e descontraída. 

“O benefício que a robótica traz para gente é muito grande. Não adianta nada o aluno simplesmente estudar por estudar, ou para responder a uma questão, eu acho que ele tem que colocar esse conhecimento na prática.”, completa o aluno Arthur Reinaldo.

O SESI utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.